A Importância da Advocacia Preventiva

A advocacia trabalhista preventiva se presta a uma atuação proativa, antecipando-se às situação que podem causar problemas. Litígios podem significar perdas irreparáveis para as empresas, além de exigirem muito tempo e desgaste para lidar com processos, audiências, custos, entre outros.

 

Empresas bem assessoradas evitam erros comuns que poderiam levar a indenizações altíssimas, dependendo da gravidade do problema. Essas empresas passam por momentos muito mais tranquilos frente a fiscalizações e auditorias, pois sentem-se seguras quanto aos seus processos internos.

 

Infelizmente, é comum a ideia equivocada de que esse tipo de preocupação deve estar presente apenas em grandes empresas. Vale lembrar que um processo judicial pode ser muito mais impactante para uma empresa pequena, devido aos seus recursos financeiros reduzidos, do que para uma organização gigantesca que conta com uma reserva de recursos já provisionada para essas questões.

 

Sabemos que mesmo fazendo tudo corretamente não há como impedir que a empresa seja questionada na justiça, mas com certeza as chances de êxito são muito maiores para aquelas que tomam decisões respaldadas por análises jurídicas especializadas.

 

Por meio de uma assessoria e consultoria jurídica trabalhista, o escritório oferece suporte aos departamentos de RH/Administração de Pessoal em questões comuns do dia a dia, tais como análise e confecção de contratos e documentos, relações com sindicatos, orientações em relação à aplicação de advertências disciplinares, suspensões e demissões por justa causa, assuntos pertinentes à terceirização de atividades, cargos e salários, remuneração variável, programas de participação nos lucros e resultados (PLR), premiações, gratificações e outros, sempre sugerindo ações que reduzam ao máximo os riscos para as empresas.

 

Ao investirem em prevenção, as empresas reduzem seus custos com litígios!